• Nara Guichon

10 aplicativos para tornar sua vida mais sustentável e consciente



Quando falamos em desenvolver novos hábitos sustentáveis toda ajuda é válida. Podemos aprender mais com livros, filmes, com o exemplo de outras pessoas e claro, com o auxílio da tecnologia.


Os aplicativos para smartphone são uma forma eficiente e moderna para nos ajudar a criar rotinas mais conscientes e ecologicamente corretas.


Por isso selecionamos 10 excelentes aplicativos sobre consumo consciente, reciclagem, economia compartilhada e muitos outros temas que ajudam a fazer um mundo melhor.





Rota da Reciclagem

Android e iOS


Criado em 2008 o site Rota da Reciclagem tem o objetivo de facilitar a correta destinação do lixo. Sua versão para celulares possui diversas funções que ajudam a encontrar os pontos de coleta e associações de recicladores mais próximas de sua casa.


O aplicativo é atualizado de acordo com as informações fornecidas por seus usuários, facilitando as buscas por pontos de coleta. Pode-se ainda navegar pelo mapa de uma região e usar o GPS para facilitar a busca. O projeto está disponível ainda pelo site: https://www.rotadareciclagem.com.br/index.html


Mapa das Feiras Orgânicas

Android e iOS


A ideia do aplicativo é bastante simples: facilitar a busca por feiras de alimentos orgânicos e agro-ecológicos. O objetivo é propiciar melhores escolhas alimentares e encurtar o caminho entre o produtor e o consumidor.


Através do app você pode encontrar várias feiras orgânicas espalhadas pelo Brasil, simplificando a escolha por produtos ecologicamente corretos.


O aplicativo ainda oferece informações interessantes como disponibilidade de alimentos sazonais e locais, para você consumir com mais consciência. É possível ainda receber dicas de receitas baseadas nos alimentos disponíveis em sua região.


As informações são cadastradas de forma colaborativa, portanto o aplicativo depende da participação dos usuários para se manter atualizado. Interessados podem acessar também o site Mapa de Feiras Orgânicas (www.feirasorganicas.org.br ).


Nossa Água

Android e iOS


Este aplicativo é ideal para quem deseja economizar água. Com um sistema de contagem aproximada é possível saber quantos litros de água você está gastando em média no banho, ao lavar louças e em demais tarefas cotidianas. A ideia é ajudar os consumidores a reduzirem os gastos com a conta de água, mas também colaborar para o consumo mais consciente.


Sai desse banho

iOS

Outro aplicativo para o controle do consumo de água, mas com um diferencial: este app funciona como um despertador ecológico que deve acionado antes de iniciar o banho. O aplicativo contabiliza quantos litros de água foram gastos e aciona um alerta para que você saiba a hora de sair do chuveiro. Simples, mas que pode fazer muita diferença na hora de criar hábitos mais sustentáveis.

Aplicativo Plantit: perfeito para cultivar sua horta pessoal. Fonte: divulgação.

Plantit

Android e iOS


Se você quer iniciar o cultivo de uma pequena horta orgânica e não sabe por onde começar, esse aplicativo poderá ser de grande ajuda. Com ele é possível saber a melhor data para plantar e colher diversos legumes e hortaliças, além de dicas de cultivo e indicações de acordo com o seu estilo de alimentação.

O aplicativo é perfeito para quem quer se dedicar a conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos e criar o excelente habito de ter uma horta orgânica em casa.

iNaturalist: um guia botânico e natural na palma da mão. Fonte: divulgação.

iNaturalist

Android e iOS


Este é com certeza um dos aplicativos de descoberta da natureza mais populares do mundo. Com ele é possível identificar milhares de plantas e animais ao seu redor. A comunidade conta com mais de 400.000 cientistas e naturalistas que ajudam os participantes a nomear qualquer espécie da fauna ou flora apenas com o uso da câmera do celular.


É possível ainda registrar observações, especialmente de pássaros e borboletas, identificar espécies raras e ameaçadas além de criar e acompanhar projetos de preservação e estudo da natureza.


Quem preferir pode acessar o projeto diretamente pelo site e criar sua conta personalizada. Basta clicar em https://www.inaturalist.org/


BlaBlaCar

Android e iOS


O BlaBlaCar é uma plataforma de caronas colaborativas que visa reduzir o uso de carros nas grandes cidades. Através de um cadastro, motoristas com lugares sobrando em seus veículos e passageiros indo na mesma direção podem trocar informações. Embora as caronas sejam pagas, há motoristas que disponibilizam seus carros de maneira gratuita. O aplicativo é ideal para quem deseja participar do movimento por menos carros e incentivar o transporte colaborativo.


Fruit Map: Mapa de Frutas Colaborativo

Android e iOS


O Fruit Map permite que você encontre e marque árvores frutíferas de forma colaborativa. Basta dar um passeio pelas redondezas, descobrir as árvores com frutos e cadastrar. O app faz parte de um projeto de valorização dos frutos nativos e é perfeito para saber mais sobre as frutas de sua região.


Outra função interessante é a Sazonalidade Colaborativa, onde o usuário pode compartilhar em rede quais tipos de árvores estão dando frutos em determinada época, estimulando o consumo sazonal.


Tem açúcar?

Android e iOS


Focado na prática da economia compartilhada, o app Tem Açúcar funciona como uma rede social para emprestar e tomar emprestado diversos artigos, evitando a compra desnecessária.


A ideia é estimular a troca solidária e o consumo consciente. Através do aplicativo o usuário pode conhecer melhor seus vizinhos, solicitar artigos e oferecer ajuda. É possível consultar os participantes próximos também pelo site: http://www.temacucar.com/

Aplicativo Olio: ideal para compartilhar alimentos. Fonte: divulgação.

Olio

Android e iOS


Ainda pouco usado no Brasil, este aplicativo foi pensado para reduzir o desperdício de alimentos. A proposta é que você possa se cadastrar para doar ou receber alimentos de seus vizinhos ou de pessoas dentro de uma região, estimulando a cooperação local e otimizando o consumo alimentar.


Segundo os criadores a ideia nasceu de um grupo de amigos que sempre compartilhava o que sobrava das refeições. A regra vale para todo tipo de alimento, desde comidas já preparadas, até alimentos fechados, legumes, frutas e verduras.


O usuário se cadastra e pode especificar o que precisa receber e o que tem para doar. É uma ótima maneira de economizar nas compras e ainda fazer o bem ao próximo. Mais no site: https://olioex.com/

 

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo