• Nara Guichon

Nara Guichon é premiada pelo Museu da Casa Brasileira

Anualmente o Museu de Casa Brasileira, em São Paulo, confere o “Prêmio Design” em reconhecimento ao trabalho de designers em diversas modalidades. Neste ano a ambientalista e designer Nara Guichon foi contemplada com dois prêmios, ambos na área têxtil.

Nara Guichon e sua obra “Botânica”. Foto: Divulgação.

A coleção de tecidos intitulada Botânica foi agraciada com o primeiro lugar na categoria “Têxteis”.

Segundo a curadoria do evento:


“A obra compõe uma coleção com 5 bandeiras confeccionadas a partir de uma técnica de estamparia 100% manual e natural. Os elementos são rastros das folhas, flores e raízes que tingem de forma natural o tecido de lã a partir de impressão botânica. É um projeto que reforça os saberes culturais, demonstra preocupação com o meio ambiente e não atropela as etapas do processo criativo. Além disso, apresenta sofisticação estética com domínio da técnica e marcantes combinações de formas e cores.”

Tapete Mareando. Vencedor do segundo lugar na categoria “Têxteis”. Foto: Divulgação.


O segundo prêmio da mesma categoria foi para o tapete Mareando, feito com as já conhecidas redes de pesca tonalizadas naturalmente. Segundo a curadoria do prêmio:


“Mareando destaca-se pela preocupação ambiental e social, que explora a qualidade dos fios das redes de pesca, de materialidade resistente em poliamida, abandonada nos oceanos para construir novas tramas. O produto final é um tapete trançado a partir das técnicas do tricô, com diferencial no uso das cores tingidas com erva mate, cúrcuma e limalha de ferro. A comercialização do produto minimiza o lixo marítimo ambiental e colabora no encremento da renda familiar para as comunidades pesqueiras.”

Obra “Botânica”. Foto: Divulgação.


A mostra estará aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, do dia 23 de novembro até 8 de março de 2020.


O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, em São Paulo.


É possível conhecer todos os finalistas neste link.

 

1 visualização0 comentário