• Nara Guichon

Trabalho de Nara Guichon é exposto na 7ª Bienal Ibero-americana de Design, em Madrid

A 7ª edição da Bienal Ibero-americana de Design, realizada este ano em Madrid, na Espanha, selecionou o trabalho “Marea”, de Nara Guichon, como parte de sua exposição, além da menção honrosa na categoria Design de Moda, Têxtil e Complementos.


O trabalho é parte de uma coleção com 3 itens criados através de práticas de design sustentável, como o reuso de redes de pesca e o Ecoprint (impressão botânica). O time de jurados responsável pela exposição conta com grandes nomes do design mundial, como os irmãos Campana (Brasil), Paola Antonelli y Anna Burckhardt (EUA) e Stiven Kerestegian (Suécia).


A Bienal Ibero-americana de Design (BID) é organizada pela Fundação de Design de Madrid (DIMAD) e está em sua sétima edição. O objetivo do evento é premiar e divulgar o melhor do design da America Latina, Portugal e Espanha.


A peça em exposição é um vestido de tecido em algodão, bordado manualmente com redes de pesca reutilizadas, combinando a cor natural dessas fibras em uma variedade única de tons esverdeados. A obra é complementada com uma série de pequenos bordados em forma de caracóis, realizados em tons bordôs, que contrastam com as cores das redes.


Aqui temos um exemplo de design interdisciplinar, que combina redes reutilizadas e diversas texturas, tons e formas, para atingir um resultado final repleto de harmonia e elegância.


A menção honrosa a uma artesã brasileira valoriza ainda mais a criação independente nacional e abre portas para que novos artesãos e artesãs possam divulgar o seu trabalho.

A peça Marea segue exposta no pavilhão de Central de Diseño de Matadero, em Madrid, até dia 30 de janeiro de 2021. Confira o catálogo completo da exposição e os demais agraciados aqui.



4 visualizações0 comentário