ecoprint1_pq.tif

ECOPRINT

 

Tecidos estampados com a natureza

O Ecoprint, também conhecido como Impressão Botânica, pode ser definido como a técnica em que folhas, flores, caules, raízes, sementes e outros elementos naturais deixam suas marcas no tecido através de uma combinação de contato e fixação natural. 

O material vegetal é empacotado dentro da peça de tecido natural (não são usados tecidos sintéticos) e então é cozido no vapor ou fervido para que as tonalidades da planta sejam liberadas e devidamente fixadas. Essas impressões de contato são chamadas de “impressões ecológicas”.

A ideia de tingimentos naturais não é nova e se confunde com a história da humanidade. O fragmento de tecido pigmentado por mãos humanas mais antigo tem pelo menos 6200 anos e foi encontrado numa tumba no Peru.

Até boa parte do século XIX os pigmentos utilizados pela indústria têxtil eram todos de origem natural. Com a criação dos padrões industriais e os compostos químicos artificiais, iniciou-se uma nova era e um novo conceito de estamparia e vestimenta.
Os elementos naturais e imperfeitos foram substituídos por formas simétricas e repetitivas. O pequeno artesão e produtor local perdeu o seu espaço para as grandes companhias e parte desse saber milenar foi soterrado.

O Ecoprint apresenta-se hoje no hall das práticas artesanais e criativas como um retorno ao modelo natural e espontâneo de manufatura têxtil.


Algumas regras da filosofia do Ecoprint:

Ecoprint não é apenas uma técnica cartesiana, mas uma filosofia de vida que se orienta através de alguns preceitos únicos:

Nada de componentes artificiais
O Ecoprint é algo especial justamente por sua relação de respeito com o todo. Essa é uma regra de ouro: descubra suas cores apenas usando elementos naturais que não poluam o nosso planeta de forma alguma.

Tudo no seu tempo
O tingimento natural é um processo lento que exige paciência e concentração. Todo(a) “ecoprinteiro(a)” deve aprender a desacelerar, aguçar os sentidos, re-significar o toque, o olfato, a visão. É preciso olhar ao seu redor e interpretar o que a natureza nos diz. A pressa definitivamente é inimiga do Ecoprint.

A imperfeição é uma forma de expressão
Nenhuma impressão em Ecoprint é igual a outra, porque nenhuma folha é igual a outra, nenhuma flor, nenhuma pétala, nenhuma semente. Nem mesmo os dois lados de uma folha são iguais. Isso nos lembra da importância dos detalhes e de aceitar o acaso e o inusitado.

Ecoprint é diferente de tingimento simples
A impressão ecológica atua no tecido como um complemento de cor e forma, e não como um simples corante. O que vale aqui é a ornamentação do tecido com uma nova camada de cor, formas de flores, plantas, sementes, sem necessariamente ser obrigatória a encarnação total da peça.

Ecoprint é sobre conexão
Durante a criação de uma peça em impressão botânica realizamos diferentes tipos de conexões. Entre nós mesmos e o entorno, entre nossas ideias e os elementos naturais que coletamos, mas principalmente entre pessoas que acreditam num mundo mais limpo e melhor.

O Ecoprint é o começo de uma ideia maior
Para muitas pessoas o Ecoprint é uma forma de expressão e até de meditação. Mas ele também pode ser o ponto de partida para a criação de um novo negócio ético e sustentável. Você poderá criar desde peças de vestimenta até objetos de design como forros para luminárias, quadros, ou material para caixas decorativas, cadernos. Ou seja, há um universo de possibilidades dentro de cada amarração.

O Ecoprint é um retorno ao contato com o natural, com a responsabilidade social e com uma relação mais humana.

 

 

Aprenda Ecoprint hoje mesmo

O Ecoprint é uma técnica de impressão em tecido utilizando elementos da natureza como folhas, flores, raízes e minerais. Além de criar peças exclusivas, o Ecoprint é uma prática consciente, que busca na natureza uma nova paleta de cores e formas.

O curso online "Poesia em Tecido" foi criado para facilitar o acesso de quem deseja aprender essa técnica. Em 4 aulas objetivas você conhecerá todo o passo a passo para criar suas primeiras peças éticas e sem uso de aditivos poluentes. 

Aprenda uma forma de expressão que irá desenvolver sua sensibilidade e respeito para com planeta.

Este curso irá lhe proporcionar uma sólida técnica de impressão botânica, fácil de realizar e muito versátil. A padronagem natural em tecido pode ser usada para:

  • Criar peças de vestimenta como camisas, blusas, saias e vestidos.

  • Em acessórios como echarpes, bolsas e lenços.

  • Na criação de peças de decoração como forros, tecido para luminárias ou quadros.

  • Em tecidos para práticas de encadernação orgânica.

  • Para decoração de caixas, objetos decorativos e muito mais.  

Saiba mais sobre o curso:

  • Garantia de 7 dias ou seu dinheiro de volta.

  • Certificado de conclusão digital.

  • Pagamento 100% seguro em até 6x.

  • Suporte via plataforma Hotmart, uma das mais seguras do Brasil.

  • Acesso via PC, Tablet e Celular.

  • Certificado de conclusão.

  • E-book exclusivo para auxiliar no desenvolvimento do aluno.

CONFIRA ALGUNS TRABALHOS: