top of page
REDES DE PESCA
About: Headliner
Reuso e ressignificado
As redes de pesca industrial são feitas de poliamida, material derivado do petróleo, portanto, altamente resistente e poluente. Estas redes, fabricadas especialmente para a indústria pesqueira, medem em média 60 metros de altura por 1,2 quilômetros de largura. É muito comum que elas sejam colocadas no oceano uma ao lado da outra para fazer um cerco muito abrangente.
Em 1998, Nara percebeu o grande número de redes de pesca industrial que eram jogadas na natureza, poluindo em larga escala diversos ecossistemas marinhos. Foi então que nasceu a ideia de dar uma nova utilidade ao material.
Quando já não servem mais para a pesca, Nara adquire as redes pessoalmente dos pescadores que separam de antemão este material. Elas então são lavadas com jato d’água para eliminar areia, partículas de vegetais e alguns outros detritos.
Neste momento começa o processo de criação, quando a artista encontra no material bruto um novo significado.
As redes mais finas são transformadas em xales, mantas ou podem ainda ser cortadas em tiras para a composição de tecidos artesanais.
As de redes de malha média servirão para bolsas, tapetes de acabamento mais fino e tecidos. Já as mais grosseiras e danificadas irão para a produção de tapetes.
A partir desse projeto surgiram ainda os esfregões ecológicos, produto ideal para limpeza pesada e que substitui produtos de plástico e com menor durabilidade – mesmo após 6 anos de uso contínuo, o esfregão mantém a mesma gramatura, o que comprova que, neste período, não libera microplásticos.
Confira alguns produtos:
Conheça mais:
bottom of page