top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorNara Guichon

Saiba mais sobre o Ecoprint



A indústria da moda é uma das grandes responsáveis pela degradação ambiental. A produção de peças de vestuário despeja anualmente milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente, sem contar o uso de pesticidas e agrotóxicos usados para o cultivo de fibras como o algodão, que sozinho consome 24% de todos os agrotóxicos usados na agricultura.


Junta-se a isto perdas ambientais irreversíveis causadas pelo desmatamento de florestas e matas nativas para o cultivo desta monocultura. O tingimento de tecidos é outro grande agente degradador dos rios e águas. As tinturas a base de petróleo possuem componentes que não são processados pela natureza.


O resultado é um ciclo vicioso onde mais consumo gera mais roupas e ainda mais poluição.


Na contramão da moda irresponsável surgem alternativas ecologicamente corretas que combinam originalidade e consciência ambiental. Uma dessas práticas que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos é o Ecoprint.


O que é Ecoprint?


Ecoprint é uma técnica de estamparia que faz uso de plantas frescas, preferencialmente de nosso entorno, e também de algumas plantas secas, que são comprimidas e cozidas em tecidos de fibras naturais, tais como algodão, linho, seda, rami, cânhamo, lã entre outros.


A técnica pode ser usada ainda para a criação de peças de decoração, design, acessórios e também pode-se estampar papéis para a produção de cadernos, blocos de nota ou mesmo para a criação de arte.


Além de ser uma prática que dispensa o uso de tingimentos artificiais tóxicos, o Ecoprint possui a vantagem de criar peças únicas. Nenhuma estampa é igual a outra.



Diferencial do Ecoprint

O Ecoprint é uma técnica artesanal, portanto em todas as etapas de produção são respeitados os ciclos da natureza produzindo unicidade e respeito com a mão de obra envolvida, com os elementos naturais e com as peças criadas.


Os tecidos escolhidos recebem a estampa através de transferência por calor para a fibra. As plantas são dispostas sobre o tecido de acordo com o tipo de padronagem que se busca obter. Este é um processo manual, onde cada peça é feita de maneira individual e que demanda paciência e conhecimento botânico das plantas a serem empregadas.





Vantagens do Ecoprint


Respeito ambiental – o Ecoprint valoriza as espécies botânicas de uma determinada região. O processo de escolha das plantas e elementos naturais leva em consideração a disponibilidade das espécies, seu ciclo vivo e a manutenção do bioma.


Diminuição do consumo de artigos poluentes – com essa prática estimulamos o consumo consciente de artigos de qualidade de vestuário, acessórios e decoração, uma vez que as fibras naturais têm uma durabilidade muito maior do que as das roupas da convencional “fast fashion” que, em sua maioria, não resistem três lavagens. Desta forma desacelera-se o ciclo de consumo irresponsável amenizando o ciclo de poluição ambiental criado pela industrial têxtil no planeta.


Respeito à mão de obra dos artesãos – a prática do Ecoprint estimula a economia e incentiva a troca de conhecimentos entre os interessados no processo. A venda das peças criadas com Ecoprint tende a fazer uso de um sistema justo de distribuição dos valores obtidos, suscitando a dignidade humana.


Unicidade – cada peça criada pela técnica é única, produzida manualmente e dona de elementos próprios. Essa exclusividade presente nos produtos valoriza ainda mais a prática e reforça o compromisso com as ações sustentáveis.


Beleza e atemporalidade – por fazer uso de fibras exclusivamente naturais as peças estampadas em Ecoprint em sua maioria trazem uma modelagem atemporal que acabam fazendo história e estimulando um consumo consciente.


Foco e bem-estar mental – praticar o Ecoprint é uma experiência de conexão com o mundo natural, além de ser um ótimo exercício mental de presença e foco.


Conhecimento botânico – para se fazer uma peça de Ecoprint é preciso conhecer mais sobre as propriedades de cada elemento natural, desenvolvendo assim um conhecimento ancestral e único de amor e valorização dos compostos da natureza ao nosso redor.


Integração social – praticar o Ecoprint representa maior conexão com as pessoas de sua comunidade em prol de um objetivo comum. A técnica favorece a criação de laços sociais e estimula a amizade e a solidariedade.


 

Aprenda hoje mesmo a técnica de impressão botânica Ecoprint com o meu exclusivo curso online.


Descubra como utilizar flores, folhas, raízes e outros elementos naturais para criar estampas em tecido.


Um método 100% natural, sem aditivos químicos e com total respeito ao meio ambiente. Saiba mais aqui.

872 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page