top of page
Post: Blog2_Post
  • Foto do escritorNara Guichon

Sustentabilidade: conheça os melhores sites e blogs sobre o assunto

A internet é uma poderosa ferramenta na formação de uma nova consciência ambiental. Dezenas de sites, páginas e blogs oferecem material diversificado sobre diversos assuntos ligados ao tema da ecologia, sustentabilidade e consumo consciente.


O problema é que nem sempre é fácil encontrar sites confiáveis e realmente engajados na causa ambiental. Pensando nisso selecionamos 8 sites com excelente conteúdo para você ficar bem informado sobre os principais assuntos relacionados ao meio ambiente a uma vida mais ligada aos valores naturais. Confira:


1 – eCycle


O eCycle é um portal com dicas e matérias sobre reciclagem e meio ambiente. Com uma proposta inovadora, o site permite que seus leitores se cadastrem e busquem os melhores locais para descartar seus resíduos. O site faz parte de um projeto que estimula a correta destinação de resíduos pesados, como pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos. Basta acessar o campo de pesquisa e encontrar associações ou centros de triagens próximos de sua cidade. Além disso há diversas matérias relevantes sobre como criar hábitos ecologicamente saudáveis.

123


2 – Ideia Circular

Site Ideia Circular: https://www.ideiacircular.com/

O Ideia Circular é um blog focado apenas em economia circular, uma prática que visa o reaproveitamento total de tudo o que é produzido. Segundo seus idealizadores a economia circular vem corrigir o erro da economia linear, onde produtos são criados, usados e irresponsavelmente descartados.


É possível assinar a newsletter e receber semanalmente dicas sobre marcas e criadores que investem no chamado design “cradle to cradle”, ou seja, do berço ao berço, um processo de criação que não desperdiça nenhum elemento e converte resíduos em matéria prima.


3 – Menos um lixo


A ideia do blog Menos um Lixo é a redução da produção de lixo em nossa vida. Criado pela jornalista Fe Cortez, o site conta com dicas e matérias esclarecedoras que ajudam qualquer pessoa a produzir menos resíduos no planeta. A ideia surgiu em 2014 com a meta de reduzir o uso de copos plásticos. De lá para cá o Menos um lixo já desenvolveu diversos eventos para a promoção dos ideais de lixo zero.


O blog possui ainda diversas informações sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais que muitas vezes são descartados indevidamente. Outro ponto positivo deste projeto é que ele é idealizado, realizado e mantido 100% por mulheres.


4 – Modefica

O blog Modefica possui uma proposta inusitada: abordar a moda e o design através da ótica da sustentabilidade e da responsabilidade social. Ao contrário da maioria dos blogs de moda que focam apenas no glamour e consumismo, o Modefica pretende mudar a forma como consumimos moda, alertando para os riscos do fast fashion e do consumo desenfreado.


A proposta do blog é aliar diversos temas em torno do consumo consciente, como feminismo, veganismo, emponderamento feminino, representatividade negra e muitos outros assuntos de relevância social.


5 – Blog do lixo


Outro blog com ótimos conteúdos sobre reciclagem. A ideia do Blog do lixo é desfazer o conceito de que o lixo seja algo ruim. Para os criadores do canal o lixo só é ruim quando descartado da maneira errada. Se corretamente destinado ele se transforma em fonte de renda e dignidade para milhares de pessoas, além de reduzir os impactos ambientais no planeta. O blog possui uma aba chamada “vitrine”, onde são expostos diversos produtos e projetos de criação tendo como matéria prima o lixo reciclado.


6 – Roupa Livre

Aplicativo do site Roupa Livre https://www.roupalivre.com.br

O principal slogan do blog Roupa Livre é que não precisamos de novas roupas, mas sim de um novo olhar sobre o consumo de moda. O Roupa Livre parte do conceito que já existe no mundo roupas suficientes para suprir diversas gerações, o que é preciso é fazer essas roupas cheguem até seus novos donos.


O blog dá dicas sobre reaproveitamento de materiais, costura, criação de novas peças com elementos reciclados e muitos outros assuntos. O projeto conta com um aplicativo para smartphone onde é possível conferir os postos de troca e reciclagem de roupas espalhados pelo Brasil.



7 – The Greenest Post


O The Greenest Post é um dos portais mais completos sobre notícias relacionadas ao consumo consciente e sustentabilidade. As matérias falam sobre sociedade, soluções ecológicas e modelos de consumo que valorizam o reaproveitamento e a reciclagem. O grande diferencial do The Greenest Post é sua abordagem otimista. Neste site são compartilhados apenas os bons exemplos para quem quer se inspirar e mudar sua forma de consumir.

8 – Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida)


A Apremavi é uma associação focada na preservação de diversos biomas e na integração social localizada em Atalanta, no interior de Santa Catarina. Com mais de 30 anos de atuação na reconstituição da Mata Atlântica, a Apremavi conta ainda com unidades gestoras de projetos no oeste de Santa Catarina e no Paraná. Atualmente possui um dos maiores viveiros do país, capaz de fornecer cerca de 1 milhão de mudas por ano, de mais de 160 espécies nativas da Mata Atlântica. Estima-se que a Apremavi tenha plantado mais de 10 milhões de novas árvores ao longo de seus diversos projetos. O site oferece diversas matérias e informações sobre os projetos que a associação desenvolve nas mais diferentes áreas.


9 – Come-se


O blog Come-se da nutricionista Neide Rigo tem uma proposta muito relevante: estimular o consumo de alimentos pouco comuns, as famosas PANCS, Plantas Alimentícias Não Convencionais. O blog possui dicas de alimentos orgânicos e alternativas ecologicamente corretas para reaproveitamento de diversos itens comestíveis.


Blogs e sites em inglês


Os sites sobre sustentabilidade ainda são algo novo no Brasil, por isso selecionamos alguns sites relevantes de outros países e com conteúdo de qualidade:


Buy me once

Site Buy me Once https://buymeonce.com/

Criado em 2013 o Buy me Once combina venda de produtos duráveis, evitando a prática de fast shopping, e dicas de como viver de maneira mais consciente ecologicamente. O projeto se tornou referência e hoje atua em diversos países, estimulado a compra de artigos feitos para durar, encerrando assim o ciclo de compra e descarte. O site dedica-se ainda a estimular a compra de produtos com consciência social, que valorizem a mão de obra artesã ou que respeitem a cadeia de produção minimalista.


Grist

O Grist é um portal de notícias focado em diversos temas. Além da consciência ambiental, o site aborda assuntos relevantes como política global, mudanças climáticas, feminismo e alimentação saudável. É um ótimo canal para se informar das últimas tendências mundiais sobre formas conscientes de consumo e vida social.


Tree Hugger

A proposta do site Tree Hugger é falar de maneira clara sobre ecologia e sustentabilidade ao público jovem. Neste site você encontrará diversos casos de sucesso de design sustentável e diversas ideias simples para mudar nosso dia a dia. O site tem foco em diversos assuntos, mas especialmente moda, alimentação e criatividade ecologicamente corretos.

 


92 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page